Russell desafia a certeza da nossa percepção da realidade. Ele argumenta que nossas inferências sobre o mundo são baseadas em experiências passadas, mas não podemos garantir que o futuro se comportará da mesma maneira.
Superação
E quando a vida não me dá respostas?
Para Camus, a vida é absurda, pois não oferece respostas satisfatórias e é marcada por situações de sofrimento e incerteza, mas é no reconhecimento do absurdo que encontramos a liberdade para criar nosso próprio sentido e viver plenamente.
Como lidar com a natureza humana?
Para Hobbes, os seres humanos são egoístas por natureza e a vida sem um governo seria brutal e curta. Desse modo, as estruturas sociais moldam nosso comportamento e, de certa forma, transformam nossa natureza.
Você está alienado no trabalho?
Para Karl Marx, a alienação no trabalho é a desconexão que os trabalhadores sentem em relação ao produto de seu trabalho, ao processo de trabalho e a si mesmos, perdendo a criatividade e a satisfação que poderiam encontrar em seu trabalho.
Como viver o luto?
A filosofia nos provoca a significar o luto. Como Nietzsche e Camus sugerem, a morte revela a preciosidade da vida e nos força a reavaliar nossos valores e a autenticidade da nossa existência.
Você ‘dá passos maiores que as pernas’?
De acordo com Sêneca, é preciso uma avaliação realista sobre as nossas reais capacidades de lidar com desafios, pois o mais comum é pensarmos que podemos fazer mais do que somos capazes.
É possível ser verdadeiramente autêntico?
Ser autêntico em uma sociedade que molda nossas expectativas é um dilema. Você é verdadeiramente livre para ser quem é, ou sua “autenticidade” é apenas uma construção das normas que você tenta desafiar?
Como lidar com os desafios da vida?
A vida nos proporciona desafios e cada um deve se conformar com os seus, reclamar o mínimo possível e agarrar todo o bem que puder ter, afinal, conclui Sêneca, nenhum estado é tão amargo que a mente tranquila não consiga controlar.
Existe força na fraqueza?
Reconhecer nossos erros e trabalhar em prol do nosso desenvolvimento nos torna mais fortes. Contudo, isso só é possível para aqueles que estão dispostos a aprender com suas falhas.
Aprender com os erros.
Os erros não devem nos paralisar, mas nos elevar a patamares cada vez mais altos, desde que saibamos utilizá-los de forma construtiva.