Motivação

Doses Diárias

Você está disposto a crescer?

A dor e o processo de sua assimilação nos tornam maduros. A nossa vida é marcada pelo sofrimento e enfrentá-lo nos leva ao que Bertrand Russell chamou de “alargamento do eu”.

Qual o sentido do trabalho?

Muitos trabalhadores enfrentam trabalhos repetitivos e sem sentido. Eles trabalham duro, mas não vêem o fruto de seus esforços. A sabedoria nos impulsiona a questionar o sentido da vida e o nosso lugar no mundo.

Quais são suas influências?

É ilusão pensar que temos total controle sobre nossas vidas. Ao contrário, ainda que ignore, quem pensa viver sem influências externas costuma ser escravo delas.

Qual a origem do estresse?

O mundo não é do nosso jeito. A razão do nosso estresse, segundo Sêneca, é que não nos adaptamos ao mundo, mas queremos que as coisas ocorram segundo a nossa expectativa.

Como não procrastinar o combate à procrastinação?

Adquirir novos hábitos não é tarefa fácil, principalmente porque é preciso superar a própria procrastinação. No entanto, é possível estabelecer metas claras, organização e determinação.

Você observa a natureza?

Ao observar as conexões e o funcionamento da natureza, Tales de Mileto constatou que tudo estaria repleto de deuses. Você costuma observar as coisas ao redor e integrar-se à natureza?

Quais são as suas prioridades?

Você sabe quais são as suas prioridades? Geralmente quando nos fazemos essa pergunta a lista é bem grande. Ora, se tudo é prioridade, nada é prioridade. Que tal listar o seu top 5?

O que importa?

Cada segundo vivido é um segundo a menos de vida. Pensar que todo segundo não volta mais, nos provoca a refletir sobre os nossos valores e a valorizar o nosso presente.

Você gosta da opinião dos outros?

Tem gente que tem opinião para tudo e se sente no direito de expressá-la, ainda que sem convite. A prática do silêncio e a seleção do que e para quem falar, reduz a quantidade de opiniões alheias.

Existe infarto da alma?

A hiperprodutividade pode trazer o que Byung-Chul Han chama de “infarto da alma”, ou seja, o total desencanto, o mergulho na depressão e culpa. Somos pessoas dotadas de uma interioridade. Descanse!