Novo ano, novo ciclo
Mais um ano se inicia e com ele um novo ciclo.
Compilamos aqui algumas dicas simples para ajudar você nesse exercício de reflexão. Você não precisa de aplicativos, planilhas, sistemas, etc. Nada disso. Apenas um lápis e uma folha de papel. Quanto mais simples, melhor. É o momento de você ficar a sós consigo mesmo e olhar profundamente sobre a sua vida e os rumos que pretende tomar daqui para frente.
Revisão de rota
Comece por rever a rota que você está. Faça uma revisão sem julgamentos, não seja tão rude com você mesmo. Sempre podemos melhorar.
Uma avaliação criteriosa e sincera ajuda a construir metas relevantes para o ano. Essas metas devem estar relacionadas aos seus valores.
Uma forma prática e simples de fazer isso é olhar para o ano que se passou e pensar nos seus objetivos, seus valores, identificar quais foram os principais marcos no ano anterior. O que foi positivo? O que foi negativo? Como chegou nessa conclusão?
Perceba se os seus principais marcos positivos estão alinhados aos seus propósitos. Se ainda não tem clareza sobre os seus propósitos, leia mais sobre o tema aqui.
Por fim, avalie se o ano foi positivo ou negativo. Busque fazer isso de forma objetiva e não apenas uma percepção. Crie indicadores ou pontos para cada um dos marcos positivos e negativos, some cada um deles e atribua uma nota final. O mais importante desse exercício é o aprendizado. Portanto, após atribuir a nota, releia todos os marcos e busque tirar uma lição ou aprendizado do ano.
Meus propósitos
A partir do exercício anterior, busque fazer uma revisão dos seus propósitos. Liste quais foram os seus propósitos do ano que se encerrou e veja se eles continuam fazendo sentido para a sua vida no momento. Mudanças de cidade, emprego, escola, posições, etc. são comuns ao longo do ano e ajustar as nossas prioridades também deve ser.
Defina a seguir quais serão as suas prioridades para o ano que se inicia. Comece sempre com um verbo, para facilitar a criação das metas e objetivos mensuráveis. Muitas vezes essa época do ano também nos torna mais abertos e com vontade de mudar o mundo. Cuide para não “abraçar o mundo com as pernas” e se confundir no processo.
Limite em um ou dois propósitos macro e comece a pensar no seu projeto de vida.
Projeto de Vida
O projeto de vida tem por objetivo colocar no papel, de forma organizada e estruturada, os passos necessários para atingir os seus propósitos. Para isso, crie um ou dois objetivos para cada propósito.
Os objetivos definem o que se deseja alcançar com o projeto de vida. As metas são marcos alcançáveis dentro do projeto, criadas a partir dos seus objetivos.
Em resumo, as etapas para o seu novo ciclo são: 1. você avalia o seu ano anterior, 2. analisa se o seu propósito passado faz sentido atualmente frente às mudanças ocorridas ao longo do ano, 3. reescreve o seu propósito (um ou dois) que serão as prioridades para o ano que se inicia, 4. escreva um ou dois objetivos para cada propósito e, 5. crie metas mensuráveis para você executar ao longo do ano.
Leia aqui um texto que explica na prática como realizar essas etapas.
Disciplina para um novo ciclo
Finalmente, sugerimos também que você estabeleça um cronograma para avaliar os seus resultados. Que tal todo o último dia do mês você olhar as suas anotações?
Essa avaliação contínua o fará recordar periodicamente dos seus objetivos e metas, trará mais conexão com os seus propósitos e um senso de realização e sentido para a vida cada vez maior.
Um feliz ano novo. Um feliz ciclo novo.
Referências
📷 Le marchand de chansons (1903) | Victor Gabriel Gilbert (French, 1847–1933)| Imagem reprodução