Como saber se estou no caminho certo?
Em uma hora, é impressionante o número de marcas e promessas que passam por nós. No smartphone, a caminho do trabalho, no supermercado, nas mídias sociais… todos te prometem uma vida plena, em pouco tempo, em poucos passos, a partir de algo que querem que você compre ou se torne.
Mas você já teve a sensação de que depois de comprar aquele objeto tão desejado, ou realizar aquele curso dos sonhos, você não ficou mais feliz com isso?
Talvez a rota que você tem trilhado não seja o caminho certo para você.
O que é caminho certo?
Se não temos um caminho, seguimos o caminho dos outros. O caminho certo nada mais é do que o SEU caminho, ou seja, o que faz sentido para a SUA vida.
Atualmente, é possível realizar cursos online que te indicam o caminho que você deve seguir para ser rico, estar em forma, cuidar das emoções, fazer um prato especial, identificar as estrelas, ser mais inteligente, ir para o Céu, falar em público, etc, etc, etc. De fato, pode até ser que ao se dedicar você atinja essas promessas, mas você já se perguntou se atingir esses objetivos faz sentido para você?
É evidente que muitos de nós está perdido e acaba por acolher experiências externas como se fossem suas. Mas, vamos combinar que nem tudo se aplica a todos. Quem não quer ter liberdade financeira, poder escolher o trabalho e não se desesperar com o desemprego? É claro que isso é importante, mas preciso ter milhões na conta bancária pra isso? Há linhas que ensinam a atingir esse objetivo simplesmente consumindo menos e com controle nos gastos e orçamento familiar.
Digo isso apenas para ilustrar, mas pode ser o seu caso de se deparar com um diploma, uma dieta, um carro novo que foram conquistados com disciplina e esforço, mas não te deixaram mais feliz. E por que isso acontece? geralmente porque fazemos para os outros e não para nós mesmos.
Que tal canalizar a sua energia para algo que pode, de fato, mudar a sua vida para melhor?
A comparação
Em complemento ao que foi dito, precisamos olhar para o nosso dia a dia e as nossas referências. É comum olharmos para as mídias sociais e termos a percepção de que não chegamos a um bom emprego, férias legais, família perfeita, roupas adequadas, performance de atleta, e nem que temos novidades duas vezes por dia.
Essa sensação nos diminui, nos torna cada vez menores. Me faz buscar as referências externas de sucesso e, quando as atingimos, continuamos com a sensação de que não chegamos lá. E por que isso acontece? geralmente porque não sabemos o nosso caminho.
Que tal canalizar a sua energia para construir o SEU caminho?
Como construir o MEU caminho
Temos alguns passos que podem ser seguidos para você extrair de si mesmo e se questionar sobre o que faz sentido para você e como estabelecer o seu projeto pessoal de vida. Vamos lá?
- Buscar o propósito: pergunte-se qual a missão da sua vida?
- Criar uma visão de longo prazo: a partir do que você identificou como propósito, pense onde você quer chegar daqui a 5, 10 ou mais anos. Lembra quando você era criança e te perguntavam “o que você quer ser quando crescer?”
- Levantar seus pontos fortes e a desenvolver: Pergunte-se e também pergunte às pessoas próximas o que elas identificam como pontos fortes e a desenvolver em você. Crie uma tabela com as suas observações. Crie uma tabela com os comentários dos outros. Faça o cruzamento dos dados, o que aparece? Quais são os pontos em comum?
- Escrever seus objetivos e metas: após a resposta da pergunta “o que você quer ser quando crescer?”, geralmente vinham os conselhos do que você precisaria estudar, quais habilidades deveria desenvolver etc. Aqui é muito próximo desse exercício de criança. Pergunte-se: para viver conforme o meu propósito, preciso chegar à minha visão de longo prazo. Para isso, tenho que criar objetivos de curto prazo e metas para atingir esses objetivos.
- Acompanhar os resultados: após escrever os objetivos e metas, é necessário colocar tudo no papel e periodicamente visitar suas anotações para avaliar se você tem atingido os seus compromissos. Algum ajuste na rota sempre é necessário, portanto, não desanime. Se não conseguiu cumprir hoje, compense ao longo da semana ou do mês.
É importante mencionar que esse é um trabalho de longo prazo. Não estamos prometendo resolver todos os problemas em um ano, mas sim em orientá-lo a atingir os objetivos que fazem o seu coração mais feliz. Se a meta está muito exagerada, corrija. Não interessa se as pessoas ao redor aparentam estar “mais avançadas” do que você e isso te deixa ansioso e com a sensação de estar atrasado em sua carreira, seu planejamento familiar, estudos, etc.
O que importa é o SEU projeto pessoal de vida e o quanto você se aplica para alcançar o SEU propósito.
Se necessário, busque ajuda
Construir um caminho assim não é de uma hora para outra. É preciso ter disciplina e paciência. Mas, por outro lado, o propósito do Filosofia Diária é justamente ajudar você a trilhar esse caminho. Por isso, temos diversas Provocações Filosóficas e uma seção específica de Projeto Pessoal de Vida que podem apoiar você nessa caminhada.
Conte com a gente.
Referências
📷 A Bedouin Camp At Dusk | Hermann David Salomon Corrodi (Italian, 1844-1905)