Atinja os seus propósitos com um projeto de vida

4 de setembro de 2022

Há cerca de 20 anos, me deparei pela primeira vez com um livro de orações que, lá pela metade, tinha algumas páginas sobre o Projeto Pessoal de Vida (PPV). Desde sempre sou metódico e, portanto, uma metodologia para orientar a vida, que ajuda a colocar as ideias e pensamentos no papel, que traz reflexões sobre o que importa ou não, me brilharam os olhos. Mergulhei no assunto.

Atualmente, o tema está na moda. Muito se fala sobre Projeto de Vida, Propósito, Propósito de Vida e por aí vai. Isso é ótimo porque em meio a tanta informação e possibilidades, precisamos mesmo parar um pouco para refletir sobre o que queremos e onde nos encaixamos.

O Filosofia Diária nasce também dessa inspiração. Em meio a tanto caos e ansiedade, temos por missão apoiar o indivíduo a identificar e atingir os seus propósitos por meio do projeto pessoal de vida.

O que é projeto de vida?

Há diversas teorias sobre Projeto de Vida, Propósito, Propósito de Vida e relacionados, porém compartilhamos aqui os nossos mais de 20 anos de estudo sobre o tema.

Nesse sentido, o Filosofia Diária tem dois pilares fundamentais para a sua missão: o propósito e o projeto de vida. Enquanto o propósito é um objeto ou fim último a ser alcançado (Marinoff, 2004), entendemos o projeto de vida como uma metodologia para colocar o nosso propósito no papel, de forma sistemática em que é possível listar os objetivos, traçar metas possíveis, acompanhar as etapas e, se necessário, corrigir o roteiro.

O educador José Moran afirma que o projeto de vida nos ajuda a tornar consciente e avaliar nossas trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências e dificuldades e também os caminhos mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões.

Portanto, o Projeto de Vida é um referencial que nos ajudará a traçar a rota, caminhar e avaliar o caminho feito (Dehonianos, 2005).

Os benefícios de um projeto de vida

São muitos os benefícios de um projeto pessoal de vida. E quanto mais cedo começar, melhor.

Nas escolas, a Base Nacional Comum Curricular enxerga que o projeto de vida apoia e insere os jovens no exercício de sua cidadania, em que os estudantes reconheçam na prática as suas responsabilidades e contribuições para o grupo, a partir de sua atuação coletiva, no trabalho, as escolhas políticas, entre outros.

Além disso, nos ajuda a viver na busca do nosso propósito, com foco, reduzindo a ansiedade e observando além dos desafios do dia a dia. Nos ajuda a viver com significado, superar as adversidades e enfrentarmos as ocasiões que a vida nos reserva (Frankl, 1985).

As etapas do projeto de vida

No Filosofia Diária, entendemos o projeto de vida como uma metodologia que se inicia com uma busca sincera de autoconhecimento, conhecendo a si mesmo, reconhecendo os seus limites e valores e assumindo as possíveis imperfeições.

O próximo passo é identificar e colocar no papel o nosso senso de propósito que se dá a partir de uma reflexão sobre nossos valores, sobre onde queremos chegar e a nossa missão.

Antes de traçar os objetivos e metas, recomendamos que você busque identificar quais são suas forças e fraquezas que te ajudarão na busca dos seus propósitos e também se há ameaças ou alguma oportunidade ainda não observada no seu contexto para te impulsionar.

Durante a elaboração do seu projeto de vida, também é importante considerar os aspectos que englobam a vida e, a partir de uma sincera reflexão, criar metas e objetivos concretos para cada um deles. Recomendamos:

Vida Espiritual
Como está a nossa vida de oração, seja qual for a sua profissão religiosa? Quanto tempo tem se dedicado para silenciar, observar as coisas simples, respirar longamente, buscar o infinito? A conexão com o divino nos ajuda na disciplina e perseverança para manter os nossos planos.

Vida Pessoal
Aqui está a relação consigo mesmo. É muito próximo da Vida Espiritual, porém, trata-se de ações que visam as suas realizações pessoais, alguns pequenos luxos que podem ser dados a si mesmo, por que não?

Vida Intelectual
Pense sobre os seus estudos, seu trabalho e objetivos profissionais, suas finanças pessoais e familiares.

Vida Emocional
Aqui estão os nossos relacionamentos, os papéis de mãe ou pai, filho (a), irmã (ao), e todos os relacionamentos que você pretende compor no seu projeto pessoal de vida.

Vida Corpórea
Nesta etapa estão os cuidados com o corpo, visita a médicos, alimentação, exercícios físicos, vícios, entre outros.

Depois de colocar tudo no papel, estabeleça objetivos e metas para cada um dos aspectos acima. Comece de forma simples e com uma ou duas metas em cada um. Se pressionar muito no início, poderá se cansar ou se perder no caminho.

Finalmente, é hora de checar se está conseguindo ou não executar o seu projeto pessoal de vida conforme o planejado. Faça uma revisão das metas uma vez por mês. Seja sincero e corrija o que tiver que ser corrigido.

Referências

Dehonianos em Oração. 4ed. Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus: São Paulo, 2005.
Frankl, Viktor. Em Busca de Sentido. Tradução Walter O. Schlupp, Carlos C Aveline. São Leopoldo/RS: Sinodal, 1985, 135 p. Título original: Trotzdem Ja zum Leben sagen.
Marinoff, L. Mais Platão, menos Prozac: a filosofia aplicada ao cotidiano. Editora Record: Rio de Janeiro, 2004.

📷 Lady Writing a Letter (1887) | Albert Edelfelt (Finnish, 1854 – 1905) | Imagem reprodução