Quais as percepções que te fazem sofrer?
Você sabia que cada pessoa tem uma percepção distinta da realidade? E que essa percepção sempre será uma distorção dos fatos?
De acordo com estudo publicado no Simpósio Internacional de Neurociências da Grande Dourados, em 2012, “Percepção é o processo através do qual os indivíduos interpretam as informações que afetam seus sentimentos e ações, bem como, de outras pessoas. Portanto, não é necessariamente igual à realidade, pois lhe fornece apenas um significado limitado, próprio de cada ser humano.”
A partir da minha experiência em atendimentos e a literatura, sobretudo em psicologia positiva, a percepção negativa que temos em relação aos fatos pode nos trazer maior ou menor grau de sofrimento. Selecionei cinco percepções mais comuns, capazes frequentemente de causar sofrimento.
A Mudança
É fato que tudo na vida muda, tudo tem início e fim, seja algo bom ou ruim. No entanto, se apegar à lembranças boas e querer controlar a situação para manter como está é a receita certa para o sofrimento.
Como lidar com a mudança?: aprenda a deixar ir, encare todo fim como um recomeço para algo ainda melhor, entenda que mudança gera crescimento e cria novas oportunidades, que podem te levar para um patamar ainda mais elevado de felicidade.
A incerteza
É fato que nem tudo sai como planejamos, o problema é que muitas pessoas desistem logo no primeiro obstáculo, ficam se martirizando o tempo todo.
Como lidar com a incerteza?: aprenda a encarar suas falhas como aprendizado. Ao invés de se culpar busque identificar qual foi a intenção positiva que te levou ao erro.
A Injustiça
É fato que a vida nem sempre é justa.
Como lidar com a injustiça?: se você faz tudo certo mas não é reconhecido, continue fazendo sua parte, não espere reconhecimento dos outros, aprenda a reconhecer a si mesmo. Muitas vezes o reconhecimento virá de quem você menos espera.
A dor
É fato que a dor faz parte da vida. O problema é que muitas pessoas passam a vida revisitando suas dores, se vitimando por elas.
Como lidar com a dor?: ao invés de gastar seu tempo dizendo pra todo mundo o que você não tem, use esse tempo para consertar a situação. Foque na solução e não no problema. A dor faz parte da vida, mas se manter no sofrimento é uma escolha.
A realidade
É fato que as pessoas são diferentes e têm dias bons e ruins, assim como você. Não podemos esperar que elas pensem e ajam como nós, porque cada um age com base em seus valores e estes diferem de pessoa para pessoa.
Como lidar com a realidade?: aprenda a respeitar as diferenças, evite colocar suas expectativas sobre as pessoas, pois isso só levará à frustração.
Referências
📷 Pensive Girl (Innocence) (1904) | Léon-Jean-Basile Perrault (French, 1832 – 1908) | Imagem reprodução