A gratidão pode transformar a sua vida

11 de julho de 2023

No dicionário, gratidão significa o reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento: dar provas de gratidão. E quem não gosta de pessoas gratas, não é mesmo?

De acordo com pesquisa da Harvard Health School, “a gratidão é forte e consistentemente associada a uma maior felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, saborear boas experiências, melhorar sua saúde, lidar com adversidades e construir relacionamentos fortes”.

Isso mesmo, aquilo que para muitos soa como misticismo, conteúdos de auto ajuda, trata-se, na verdade, de um estilo linguístico poderoso e transformador que vem sendo cada vez mais estudado devido aos resultados por ela gerados.

Os estudos realizados em torno dessa prática comprovaram que o padrão linguístico da gratidão age como um verdadeiro antídoto emocional capaz de mudar a vida de uma pessoa em todas as áreas.

De acordo com um experimento de 10 semanas, realizado pelos pesquisadores Robert A. Emons e Michael E. McCullough, ficou comprovado que as pessoas que aplicaram a prática da gratidão apresentaram-se 25% mais felizes em relação aos demais participantes da da pesquisa, além de apresentarem menos sintomas de doenças físicas e mais disposição para a prática de exercícios.

Como costumo frisar em minhas consultas que o conhecimento é a chave de toda e qualquer transformação. Mas, infelizmente, a grande maioria das pessoas acredita se conhecer o suficiente e por isso não se abre para processos que permitam identificar seus padrões de comportamento, a fim de intervir naqueles que lhe são prejudiciais e limitantes. E geralmente as pessoas menos dispostas a se autoconhecer são as que mais vivenciam problemas interpessoais.

Seja como for, busque identificar como está a qualidade e o nível de satisfação em todas as áreas de sua vida, bem como tem sido os resultados que você tem obtido.

E se descobrir que as coisas não estão saindo como gostaria, “esvazie a xícara”, busque se conhecer, identificar a origem de seus padrões de comportamento, a fim de mudá-los e começar a colher novos e melhores frutos em sua vida.

Referências

📷 Playing with butterflies | Alois Hans Schram (Austrian, 1864 – 1919)| Imagem reprodução