Como ter mais espaço sem magoar o outro?

28 de março de 2022

Quando começamos uma relação, seja de amizade ou namoro, é muito comum querer ficar mais próximo, pois a novidade, a conquista e a necessidade de conhecimento mútuo demandam muita energia e tempo para se gastar com quem importa para nós. Mas, quanto mais juntos e mais próximos, mais intensa é a necessidade de ter espaço e tempo para si e dar espaço para o outro. Mas, como pedir espaço sem magoar o outro?

Nas palavras do escritor Fernando Sabino, “a liberdade é o espaço que a felicidade precisa”.

Todos nós precisamos de um tempo sozinhos para relaxar, fazer coisas que gostamos e até estarmos com outros amigos e familiares. Assim como um religioso procura o templo de sua devoção para fazer sua conexão com o Sagrado, também precisamos visitar nosso templo interior para fazermos a conexão conosco mesmos. Isso é vida e é necessário para desenvolver nossa inteligência intrapessoal, ou seja a capacidade de identificar nossas próprias emoções e sentimentos para dominá-las favoravelmente.

Embora seja clara e vital essa necessidade, na prática, não é fácil pedir espaço para o outro, pois ele pode interpretar essa ação como estranha, de desconfiança ou achar que não é mais querido achando que as coisas no relacionamento não estão bem. E, para evitar esse desconforto na relação, muitas vezes, deixamos as coisas como estão para evitar o desentendimento e o sentimento de culpa por querer mais espaço.

 

Como dar ou ter mais espaço evitando sufocar ou ser sufocado

Mas como dar ou ter mais espaço evitando sufocar ou ser sufocado pelo outro sem causar uma possível “treta”? Aí vão algumas dicas:

1. Comece com uma boa conversa
Explique seus sentimentos trazendo o porquê da necessidade de espaço, mostrando que é um sentimento seu, independentemente da sua rotina e relação com o outro. Diga sempre as razões para querer mais espaço. “ Preciso de espaço para estudar. Preciso de espaço para descansar. Preciso de espaço para cuidar da minha saúde física”.

2. Acolha o sentimento do outro
Toda ação gera uma reação. O fato de você pedir mais espaço, como disse, não é algo que possa ser bem interpretado. Por isso ouça as preocupações, angústias e ansiedades do outro quanto a esta questão. Os sentimentos precisam ser externalizados em um espaço de acolhida e compreensão. Ao término desse momento, mostre para o outro que um tempo para você não exclui oportunidades de estarem juntos podendo até fazer um plano para compromissos juntos no futuro.

3. Mostre que você é único e não uma extensão do outro
É importante mostrar que, ao pedir mais espaço você esteja querendo cultivar sua individualidade o que é diferente de individualismo. A individualidade envolve autoconhecimento, introspecção, auto realização, cuidado de si, percepção de si mesmo e isso é necessário para poder qualificar até mesmo suas relações interpessoais. Deixe claro isso para o outro.

4. Busque equilíbrio ao pedir mais espaço
Não é fácil medir e estabelecer um consenso sobre o quanto de espaço cada um precisa, pois existem momentos diferentes que essa relação de amizade, namoro ou casamento esteja passando. Por isso é necessário conversar e ver o quanto de espaço que cada um precisa de forma a não atrapalhar a relação ou misturar o tempo de relação intrapessoal com o interpessoal. Quanto mais puder estabelecer dias e “momentos de escape” em consenso com o outro melhor para uma relação saudável, madura e duradoura. René Descartes dizia que as ideias devem ser claras e distintas. Por isso seja verdadeiro e claro ao estabelecer o acordo com o outro.

Do mesmo modo, é importante estarmos abertos para acolhermos um pedido de espaço. É normal, natural e saudável e por isso encarar de forma madura pode tornar a situação mais leve e o relacionamento mais duradouro e de confiança.

Por fim, nas palavras de Sócrates, “para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

O momento de espaço também deve favorecer a percepção de quem o outro é para nós através desta ausência momentânea e saudável. Às vezes precisamos “olhar de fora” aspectos positivos do outro que não percebemos por estar a todo momento juntos. Pedir espaço não pode ser esquecimento ou esfriamento da relação, mas sim, conexão, recarregando as energias do afeto, do cuidado e da cumplicidade. E como interação com essa temática gostaria que você comentasse em nossas redes sociais sobre como é para você lidar com essa questão de pedir ou dar mais espaço para o outro?

Referências

📷 A Lady reading a Letter Netherlands (c. 1665) | Gerard ter Borch (Dutch, 1617-1681) | Imagem reprodução