Será que é tarde para viver o meu propósito de vida?
Quando se fala em propósito muitas pessoas irão pensar: “está tarde demais para mim”. “Tarde demais para definir um propósito para minha vida e criar um plano de ação para caminhar nessa direção”, “estou muito velho(a)”, “muito tarde para mudar de profissão e começar do zero numa nova área que me dê prazer” e tal.
Se você se identifica com alguma dessa indagações, eu te convido a profundamente visualizar duas situações:
- Imagine que você ainda tenha mais uns 30 anos de vida pela frente e que decida continuar a fazer tudo igual por acreditar que é tarde demais para mudar. Veja como você se sente. Se visualize fazendo tudo da mesma maneira que você faz hoje, e sentindo as mesmas alegrias ou angústias, ansiedades e descontentamentos que vive hoje, mas tudo isso potencializado por mais 30 anos. Como você se sente? Como seu corpo reage? Você está feliz com essa decisão, ou falta de decisão?
- Imagine que hoje fosse seu último dia de vida. Imagine que ao adentrar um novo plano, você seja convidado a olhar para trás e analisar toda trajetória de sua vida. Tudo que você fez ou deixou de fazer. Você sente orgulho do que está vendo? Você acha que fez o que era esperado de você aqui na Terra? Ou acha que desperdiçou sua vida com coisas inúteis e sem importância?
Se você fez algum dos exercícios acima e sentiu incômodo com os sentimentos vivenciados, então te convido a acreditar que, enquanto houver vida, haverá uma razão para nos movimentarmos em direção ao que realmente somos e acreditamos.
Mesmo que restasse apenas 1 dia de vida, valeria a pena viver esse último dia com uma nova perspectiva, alinhada a um propósito, porque talvez esse único dia, pudesse valer mais que todos os outros dias vividos até então.
E para servir como fonte de inspiração sobre o fato de que nunca é tarde para vivermos aquilo que acreditamos, compartilho alguns exemplos de pessoas bem-sucedidas que só conheceram um sentido para a vida, depois de uma longa jornada profissional:
- Coronel Sander – teve sucesso com a criação do KFC aos 65 anos de idade. Um sonho que ele investiu desde os seus 45 anos e após muitos erros, atualmente, sua franquia é uma das maiores redes de fast-food do mundo.
- Andrea Bocelli – após se graduar em direito, exerceu a profissão até seus 34 anos, época em que deixou o emprego de advogado para cantar em tempo integral.
- Era Wang – a norte-americana Vera Wang foi patinadora de gelo, jornalista e editora de revista antes de se tornar uma das maiores estilistas de seu tempo; ela só foi se arriscar no mundo fashion quando já tinha 40 anos, e hoje é referência em vestuário feminino de grife.
A grandeza é determinada pelo serviço
Todos nós que aqui vivemos temos um enorme potencial para o sucesso. Para despertarmos esse potencial precisamos primeiro e mais importante saber quem nós somos e o que nós queremos. Precisamos ter algum tipo de visão para nossa vida. Mesmo que não tenhamos algum plano definido, precisamos saber a direção na qual escolhemos seguir.
Viver seu propósito de vida é dar sentido à sua existência e deixar um legado. É fazer com que, enquanto vivo, você possa ter felicidade, prosperidade, completude e após sua morte, a memória de seus valores e suas ações estejam presentes na vida das pessoas que você conseguiu atingir.
Devemos encontrar uma maneira de SERVIR. Martin Luther King dizia: “nem todo mundo consegue ser famoso, mas todo mundo pode ser grande, porque a grandeza é determinada pelo serviço”. Quando você toma as rédeas de sua vida e decide fazer da SERVIDÃO à base de suas ações você traz significado para sua vida.
Lembre-se: as maiores escolhas começam e terminam com você: Quem eu quero ser no mundo? Decida agora e se movimente em direção a isso!
Referências
📷 North Wind (1887) | Christian Krohg (Norwegian, 1852-1925)