Propósito de vida: qual é o seu e o que isso tem a ver com felicidade?

11 de janeiro de 2023

Você anda se sentindo perdido, angustiado, triste, depressivo, cansado de viver a vida no piloto automático, com o único objetivo de sobreviver e pagar as contas no final do mês?

Se você está se sentindo assim então talvez esse texto seja para você.

Você já deve ter ouvido muito se falar em propósito de vida. Mas o que é isso afinal? E como isso pode me ajudar a sair desse processo de estagnação e declínio no qual me encontro?

A resposta é simples: encontre seu propósito de vida. O propósito de vida é simplesmente a descoberta da razão, do sentimento, do motivo, do significado pelo qual você vive sua vida. É algo que te traz preenchimento de alma, que te dá felicidade para acordar todos os dias de manhã e fazer o que você faz. Isso porque o Propósito de Vida está intimamente ligado à Felicidade. Quer saber como?

Tipos de felicidade

De acordo com a Psicologia Positiva, existem três tipos de felicidade: a vida prazerosa, a vida engajada e a vida com significado.

  • Na “Vida Prazerosa” a nossa felicidade depende das coisas que estão fora de nós. Por exemplo, é quando nos sentimos felizes ao comprarmos uma roupa nova, um carro, ao viajarmos ou comermos num restaurante. Esse tipo de felicidade tende a ter curta duração e precisa ser retroalimentado a todo momento.
    Tente se lembrar de quando você adquiriu um celular novo, por exemplo: você se sentiu muito feliz, muito empolgado nos primeiros dias, mas logo aquela sensação passou e você se viu procurando por algo novo que pudesse adquirir para manter seu nível de felicidade. Logo, essa felicidade está sempre comprometida, porque depende de algo externo para te manter feliz.
  • A “Vida Engajada”, por sua vez, é quando você faz algo que adora fazer, no qual coloca 100% da sua atenção, algo que faz com tanta naturalidade que nem vê o tempo passar. Pode ser qualquer tipo de atividade: física, mental, intelectual, artística, musical, social ou religiosa, tais como: ler, escrever, cantar, dançar, praticar esportes, pintar, entre outros. Esse tipo de felicidade tende a ser de média duração. Para aprofundar, recomendo conhecer o estado de flow.
  • Já a “Vida com Significado” é quando o que você faz, não gera felicidade apenas em você, mas passa a reverberar também na vida das outras pessoas. Aqui entra o nosso propósito de vida.

É quando suas ações ajudam o outro a evoluir também. Nessa etapa, sua vida passa a ter um significado gerando uma felicidade de longa duração. É quando começa a valer a pena viver cada dia.

Procure algo que é maior que você

Tente se lembrar de momentos em sua vida, em que você exerceu alguma ação que contribuiu para a vida ou a felicidade de alguém. Pode ter sido alguma ação de caridade ou qualquer tipo de auxílio que você prestou. Procure recordar o enorme prazer, felicidade e satisfação que você sentiu ao ver o impacto positivo que gerou na vida da outra pessoa.

É disso que estamos falando: algo que é maior que você, que te traz preenchimento por se sentir útil na vida das outras pessoas.

Esse tipo de ação nos desconecta de nossa própria dor e nos faz manifestar uma força interna que sequer sabíamos existir, para fazer a diferença na vida das outras pessoas.

Referências

MARQUES, José. Missão, Visão e Propósito de Vida: A Tríade do Equilíbrio. sem data. Disponível em: https://jrmcoaching.com.br/blog/missao-visao-e-proposito-de-vida-triade-equilibrio/
MARQUES, José. Felicidade Plena. Instituto Brasileiro De Coaching – IBC. Outubro/2021. São Paulo.

📷 Interesting Story (1898) | Laura Muntz Lyall (Canadian, 1860-1930)| Imagem reprodução