Existe diferença entre missão e propósito de vida?
Muitas vezes quando falamos em propósito de vida, automaticamente surge a dúvida ou confusão associada a diferença entre missão e propósito.
A meu ver, ambas estão entrelaçadas, de modo que se completam. A Missão tem a ver com o papel que exercemos no mundo, nos diversos grupos dos quais fazemos parte, exemplo: família, grupos de amigos, grupos religiosos ou associações das quais fazemos parte, etc. Já o propósito se refere ao porquê fazemos o que fazemos, qual a nossa intenção positiva ao realizar uma ação e qual o resultado que desejamos causar no mundo.
Para facilitar o entendimento, vamos imaginar que meu propósito de vida esteja associado ao valor da JUSTIÇA. Logo, poderia dizer que meu propósito é contribuir para um mundo mais justo, diminuindo os níveis de desigualdade social.
Minha missão de vida, por sua vez, está relacionada aos diversos papéis que exercemos na sociedade, onde atuamos como: pais, filhos, colegas de trabalho, indivíduos da sociedade, cristãos etc. Assim sendo, considerando o exemplo acima, poderia dizer que minha missão de vida:
- como “pai” é criar filhos educados no conceito de justiça e igualdade, contribuindo para a formação de homens mais justos e éticos;
- como “empresária” é criar formas de facilitar o acesso de pessoas carentes aos produtos ofertados por minha empresa, a fim de construir relação de consumo mais justa e igualitária;
- como “cidadã” é criar uma ONG para resgatar pessoas que residem nas ruas, a fim de dar-lhes prover-lhes uma vida digna com educação de qualidade. E assim por diante.
Propósito não é profissão
Um outro ponto importante de esclarecer, quando falamos de propósito, é que não devemos confundir propósito com profissão, porque se assim fosse as pessoas desempregadas não teriam um sentido na existência.
É importante entender que cada um de nós somos únicos, possuímos dons e habilidades natas, que nos foram conferidos por algum motivo. Portanto, precisamos nos lembrar que estamos todos a serviço de algo maior, tal como um parafuso, que visto de maneira isolada não possui qualquer predicado: não é bonito, não serve para decoração. Entretanto, se visualizarmos seu funcionamento no TODO, dentro de uma engrenagem que só consegue desempenhar sua função por conta do parafuso e das várias peças unidas a ele, então percebemos o quão genial é sua função dentro do TODO.
Referências
MARQUES, José. As Leis Espirituais do Sucesso – Quinto Nível Evolutivo: Papéis no Mundo – Missão / Senso do “Eu”, sem data. Disponível em: https://jrmcoaching.com.br/blog/quinto-nivel-evolutivo-papeis-mundo-missao-senso-do-eu/
MARQUES, José. Missão, Visão e Propósito de Vida: A Tríade do Equilíbrio. sem data. Disponível em: https://jrmcoaching.com.br/blog/missao-visao-e-proposito-de-vida-triade-equilibrio/
📷 Interiør med kvinde der læser avis i lampeskær 1914 | Fritz Kraul (German, 1862-1935)