Como o Natal pode transformar a minha vida?
Hoje, infelizmente o atual contexto sócio-cultural aproveita de uma forte tradição religiosa para transformar a festa cristã do natal em um “natal mágico”, consumista e turístico. Por outro lado, uma visão devocional na celebração dos fatos que ocorreram durante a natividade de Jesus podem levar-nos a entender o verdadeiro significado do Natal e como isso pode transformar as nossas vidas.
Vivemos o tempo do Advento, que é o tempo de espera pela realização das promessas de Deus, sobretudo em poder ter com a chegada do menino Jesus uma palavra de esperança para a construção do nosso propósito de vida, ou seja, uma razão para vivermos. Esta espera nos conduz, portanto, para a grande celebração da vinda do Senhor.
Mas o que o Natal cristão pode trazer de reflexão para a minha vida hoje?
Dentre outros possíveis ensinamentos, destaco que viver o Natal é ser luz para o mundo, assumir a nossa humanidade e olhar para o outro como nosso irmão.
Viver o Natal é ser luz
Temos na celebração do Natal uma grande luz para o mundo que é a presença de Jesus. A partir desta verdade, Deus nos convida para sermos um outro Cristo no hoje da nossa história, chamados a ter uma postura diante do mundo: ser luz.
Ser luz para o mundo significa iluminar a escuridão, ajudar a guiar os passos das pessoas e, quando possível, buscar que essa luz fique cada vez mais em posição de destaque, para atingir cada vez mais pessoas.
Viver o Natal é assumir a nossa humanidade
O Natal de Jesus nos lembra que também nós somos filhos de Deus. O Deus se fez homem, com toda a sua humanidade nos lembra que somos humanos e precisamos assumir toda a nossa humanidade.
Se por um lado, tenho os meus defeitos e não sou tão bom quanto gostaria, por outro, tenho a esperança de um novo nascer, que se faz a cada dia e me dá a chance de ser uma pessoa nova. À luz do Natal, essa pessoa nova nos leva a uma vida fraterna, comprometida com o ambiente e com as pessoas próximas, que também são filhas de Deus e portanto, nos tornamos todos irmãos de forma universal, independente da cultura, raça, credo, nacionalidade, etc.
Viver o Natal é olhar para o outro
Celebrar o verdadeiro Natal cristão significa partilhar do que Cristo nos ensinou com seu desapego, serviço e doação ao outro. Os símbolos natalinos (presépio, árvore de Natal, caridade para com os pobres etc.) devem ser inspirados para vivermos como filhos de Deus, sendo portanto, uma luz para o mundo.
A natividade do Senhor é grande festa do homem por ser a festa de Deus que se fez homem. A celebração do Natal não pode ser desperdiçada em recordações sentimentais ou discursos polêmicos, e sim, valorizada como dom de amor, de verdade e de esperança para todos os homens do nosso tempo. E neste espírito de alegria e de partilha que toda família deve se encontrar um encontro de corações.
O Natal poderá transformar as nossas vidas quando colocamos em prática esse novo nascimento diário: o desapego das coisas, olhar a todos como irmão, iluminar a vida das pessoas e, sobretudo, assumir a nossa humanidade, com nossos erros e acertos, buscando o exemplo de Jesus para vivermos cada vez mais livres e felizes.
Referências
📷 Virgin and Child with an Angel (1475) | Sandro Botticelli (Italian, 1444-1510)