A diferença entre otimismo e pessimismo
Tem gente que defende que os otimistas são sonhadores e os pessimistas realistas. Mas também tem pesquisas importantes que descobriram que pessoas otimistas vivem mais do que pessoas pessimistas, pelo simples fato de enxergarem a realidade de forma “mais colorida” e por isso serem mais felizes.
Peço a licença de lhe contar uma história para exemplificar esta diferença.
Em um determinado momento da minha carreira, havia um projeto muito importante a ser executado numa empresa em que eu trabalhava. Por conta da grave crise econômica, uma unidade em um país estrangeiro teria que ser fechada. Era uma situação triste, além disso, fechar uma unidade era algo muito difícil de se fazer naquele país, porque em diversos casos, até o governo se envolvia nestes processos, tentando impedir que isso acontecesse. Em resumo, muitos tentaram e poucos conseguiram.
O novo vice-presidente da empresa, um jovem para os padrões da época, acabara de assumir o cargo e já vinha com esta missão de fogo, visto que o projeto era para ser executado em menos de um ano. Um dia, num almoço, determinado diretor com muito mais tempo de carreira que o seu chefe, o vice-presidente, e com experiências passadas semelhantes, lhe disse: “Senhor, fechar uma unidade naquele país e em tão pouco tempo sem arrumar um problemão é simplesmente impossível.” O jovem vice-presidente, com um sorriso no rosto, lhe respondeu: “Senhor, o impossível para mim não existe…” e saiu andando. Menos de um ano depois a unidade estava fechada, sem conflitos e o projeto executado.
Foi lá que eu pude perceber a diferença entre ser otimista e pessimista.
Não devemos negligenciar as dificuldades, precisamos sim, reconhecê-las para sermos realistas e sensatos. A diferença do pessimista para o otimista é que o pessimista provavelmente vai focar na dificuldade em si e dizer, “não dá!”, enquanto o otimista reconhece a dificuldade e diz, “e se…” e assim começa a pensar em opções dentre as quais eventualmente alguma será a solução para aquela dificuldade.
Para a maioria de nós talvez não seja tão natural ser otimista, mas se fizermos o simples exercício de humildade e curiosidade e trocarmos o “não dá” pelo “e se…” começaremos a perceber que existem muito mais cores no mundo do que aquelas que geralmente percebemos.
E como você se enxerga, um otimista ou um pessimista, deixe seus comentários?
Referências
📷 Ulf and Pontus (1894) | Carl Larsson (Swedish, 1853-1919)