Netweaving: Faça a diferença!
“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor”. Madre Teresa de Calcutá
O termo netweaving foi criado no início dos anos 2000, pelo americano Robert “Bob” Littell que o relatou em seu livro “The Heart and Art of NetWeaving: Building Meaningful Relationships One Connection At a Time” (“O coração e a arte da rede: construindo relacionamentos significativos, uma conexão de cada vez” em tradução livre). Muitas vezes é confundido com networking. Ambos têm por objetivo ampliar os relacionamentos e contatos, porém, enquanto o networking tem o perfil mais pragmático, a essência do netweaving é focar no interesse coletivo, sem que haja necessariamente interesses pessoais como finalidade, apenas no intuito de colaborar mesmo.
Parar e observar quais são as dificuldades que as pessoas passam e como posso ajudar, pode nos levar a formar grupos de pessoas com propósitos similares, no intuito de fazer com que os problemas sejam resolvidos.
Naturalmente, há aqui uma corrente de ganha-ganha, pois existe um ganho de imagem ao profissional ou a organização, porém, o pilar é a colaboração. Como num jogo de frescobol, em que o objetivo dos jogadores é não deixar a bola cair e, para isso, é importante passar a bola da forma mais fácil para que o outro possa rebater. Se um tentar tirar proveito, a bola cai e ambos perdem.
Somos seres sociais
A prática do netweaving pode ser prazerosa não para as pessoas parecerem boazinhas, mas por suprir uma característica humana: somos seres sociais.
Em sua Ética a Nicômaco, Aristóteles apresenta características humanas como o elemento racional (que nos diferencia das plantas e animais) e também social. O homem é um animal político, ou seja, da polis (da cidade, da comunidade). Para ele, é necessário estudar o indivíduo considerando o aspecto social, a sua ética.
A felicidade humana está na sua realização nos seus aspectos fundamentais, que o tornam virtuoso, agir conforme o bem. Aristóteles acrescenta que é necessário pensar no bem para a vida toda, pois “um curto espaço de tempo, não faz um homem feliz e virtuoso” (ARISTÓTELES, 2002, p.27).
Lugar no mundo e Senso de propósito
Geralmente, quando lemos ou ouvimos a palavra “propósito”, criamos uma imagem de algo grandioso. No entanto, quando pensamos que fazemos parte do todo e cada ação faz a diferença, o simples fato de acordar bem e dar um bom dia já “move uma montanha”.
Nesse sentido, há um pensamento oriental muito interessante chamado Ikigai.
A metodologia sugere que façamos uma auto análise para respondermos perguntas simples como, por exemplo:
- O que gostamos de fazer?
- Em que somos bons?
- Para o que deveríamos ser pagos para fazer? e
- O que é bom para o outro ou para o mundo?
A partir da identificação das nossas forças, das coisas que fazemos que nos dão satisfação e realização e que geram valor para o mundo, então podemos ter pistas sólidas para aquilo que talvez seja a nossa missão.
Que tal começar a fazer a lista agora do que você gosta agora?
MC Donald´s e Burger King, um exemplo
Um exemplo interessante no mundo dos negócios se deu na Argentina.
Todos conhecem a rivalidade histórica entre McDonald ‘s e Burger King. São anos de embates nos anúncios e comerciais que até rendeu uma série no History Channel.
Pois bem, foi durante o McDia Feliz, em que o McDonald ‘s doa o lucro dos Big Macs para o combate ao Câncer infantil, que o Burger King fez uma campanha na Argentina recomendando que os seus clientes ao invés de comprarem o Whopper, principal sanduíche da marca, optarem pelo Big Mac, da rede concorrente.
A campanha se estendeu por 107 restaurantes do Burger King na Argentina e teve por principal resultado a venda de 73 mil Big Macs a mais do que o ano anterior.
Fazer a diferença
Você pode agora estar se perguntando: tudo bem, entendi o conceito, mas por onde começar?
Observe ao seu redor. Nem precisa sair de casa. Lavar a louça significa que o outro não precisará lavar. Na maioria das vezes, ouvir as pessoas próximas já é uma forma extraordinária de ajudar. Você tem alguma capacitação diferente? Que tal fazer um blog ou um post nas suas mídias sociais?
As melhores coisas da vida são gratuitas e a nossa vida não é para sempre. Que tal organizar sua agenda para estar mais em contato com aqueles que você ama?
Para os mais curiosos, no website da Sociedade Brasileira de Netweaving você poderá encontrar mobilizações, vídeos, causas, textos e mais informações sobre como praticar o netweaving. Acesse: https://www.weaving.com.br/.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Editora Martin Claret, 2002.
MOGI K. Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz. Editora Astral Cultural, 2018.
ONTIVEROS E. O que é o ‘ikigai’, o segredo japonês para um vida longa, feliz e saudável. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44293333 . Acesso em 17/08/2021.
Imagem: A day without Whopper. Disponível em: https://www.oneclub.org/awards/theoneshow/-award/30979/a-day-without-whopper . Acesso em 17/08/2021.
📷 Maternal Affection (1867) | Hugues Merle (French, 1823 – 1881) | Imagem reprodução