E quando o esforço não gera reconhecimento?
Sabe quando você se sente consumido no trabalho, que está sobrecarregado de tarefas, mas ainda assim o tempo passa e o reconhecimento nunca vem? Ou mesmo seu negócio próprio nunca deslancha por mais que se dedique?
Isso provavelmente acontece porque você não está conseguindo gerar valor para a empresa onde trabalha ou para seu negócio próprio. Mas afinal o que significa isso e como podemos aprender a gerar valor?
Como assim gerar valor?
“As pessoas que geram muito valor na vida são aquelas que focam o seu tempo e recursos em prover para os outros e para si mesmas, aquilo que é o mais importante” Brian Tracy
Muitas pessoas trabalham com dedicação em tarefas sem importância, dia após dia, porque não possuem clareza sobre o que é fundamental para sua função.
Gerar valor não é trabalhar por horas a fio, gastar energia em algo que não é importante para a companhia ou para seu negócio. Você foi contratado para obter resultados específicos. Logo, se tiver dúvidas sobre quais resultados serão pagos para alcançar, você não conseguirá dar o seu melhor e, como consequência, não será capaz de gerar o valor esperado pela Companhia, bem como ser recompensado por isso.
Caso você esteja nessa situação, sugiro que faça para si mesmo as seguintes perguntas: “Porque estou na folha de pagamento dessa empresa?”, “Como minhas atividades podem ajudar a empresa a atingir melhores resultados?”
Conheça os seus resultados-chave
Todos os cargos desenvolvidos dentro de uma Companhia possuem expectativas que são específicas para cada função e que precisam ser bem atingidas para garantir um bom desempenho profissional.
Segundo Brian Tracy, nosso trabalho pode conter entre 5 a 7 áreas de resultados chave, nas quais precisamos alcançar resultados específicos, para garantir uma máxima contribuição. As áreas de resultados chave são aquelas de sua total responsabilidade, cujas tarefas só você pode realizar.
Se usarmos como exemplo a área de gestão, quando um executivo é contratado para gerenciar um departamento, a empresa espera que ele apresente um bom desempenho nas seguintes áreas de resultados chave: planejamento, organização, trabalho em equipe, delegação de tarefas, supervisão, medição de resultados e relatórios.
Imagine um gerente que apresente bons resultados em todas essas áreas, com exceção da função de “delegar tarefas”. Se ele for incapaz de delegar tarefas ele pode simplesmente fracassar em sua função como um todo, não trazendo os resultados esperados pela Companhia.
Por isso, seja qual for sua função, seu bom desempenho depende da identificação de suas áreas chave de atuação, bem como do desenvolvimento das competências fundamentais a elas associadas.
Os 3 passos para identificar suas áreas chave de atuação
Ter clareza – Como mencionado, o ponto de partida para garantir um ótimo desempenho é ter clareza das áreas de resultado chave de sua função, bem como as competências a elas associadas. Para tanto, uma das perguntas mais importantes a se fazer é: “Quais tarefas eu preciso priorizar para exercer um grande impacto positivo na minha carreira?.
Caso esteja empreendendo, a dica é elaborar uma lista extensa de todas as tarefas que você costuma ou prevê realizar ao longo dos dias, semanas ou meses e que o deixam sobrecarregado. Feito isso, responda à seguinte pergunta: “Se você pudesse realizar apenas três tarefas dessa lista durante o dia inteiro, quais seriam as 3 tarefas mais relevantes para seu negócio?”.
Procure a resposta dentro de si ou faça essa pergunta ao seu chefe, aos colegas de trabalho, aos amigos e familiares. Uma vez identificadas atividades principais (áreas de resultados chave) entenda que quase 90% da sua contribuição deveria estar focada nessas atividades, sendo todas as demais complementares, as quais poderiam ser delegadas, terceirizadas, reduzidas ou mesmo eliminadas.
Autoavaliação – de posse dessa lista, atribua uma nota de 1 a 10 a si mesmo, para cada uma das competências atreladas às suas áreas de resultado chave. Para tal, seja honesto consigo mesmo. Em quais delas você é forte? Em quais é fraco? Onde vem obtendo bons resultados e onde está aquém do esperado? Lembre-se que apenas 1 área não é desenvolvida, porque prejudica o desempenho de sua função como um todo.
Crie um plano – todos temos pontos fortes e fracos, então recuse-se a justificar ou negar os seus pontos fracos. Em vez disso, identifique-os e estabeleça um plano de ação para nortear seu aprimoramento.
“Uma das principais razões para a procrastinação no ambiente de trabalho é o mau desempenho prévio do funcionário. Em vez de estabelecer um objetivo é elaborar um plano para se aprimorar, a maior parte das pessoas evita voltar a realizar uma tarefa na qual se saiu mal anteriormente, o que só piora a situação”. Brian Tracy
Saiba que, quanto mais você se aprimorar em uma área, mais motivado se sentirá para realizar a função e menos irá procrastinar, tornando-se mais determinado para finalizar o trabalho e aceitar desafios cada vez maiores.
Agora é com você!
Identifique suas áreas de resultados chave, avalie quais competências e habilidades são requeridas em cada uma dessas áreas, identifique em quais delas você precisa se aprimorar, construa um plano de ação nesse sentido e assegure-se de focar todos os seus esforços nas atividades chaves para seu desempenho e geração de valor à empresa.
Lembre-se: se você deseja aumentar suas recompensas precisa agregar valor ao que você faz, se dedicando a atingir os resultados mais expressivos para sua empresa. Suas recompensas virão na proporção direta do valor de sua contribuição para os resultados da Companhia.
Referências
TRACY B. Comece pelo mais difícil. Tradução de Débora Chaves. Rio de Janeiro. Editora Sextante, 2017.
📷 Gleaners | Jean-François Millet (French, 1814-1875) | Imagem reprodução